quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Passeio de Confraternização Via Pedal, Subida do Cristo dia 03/12

Convite para os amigos ciclistas participarem de um passeio de fim de ano. Subida até o Corcavado para celebrar o ano maravilhoso que a bicicleta num todo teve, e que venha 2012 com muitas competições, passeios e cicloturismo... E que cada vez mais a bicicleta tenha seu espaço e respeito que tanto merece. Seja no esporte, no lazer ou como meio de transporte. Viva a bike! Para saber mais entre em contato: Via Pedal

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rio de Janeiro entra no Ranking das melhores cidades do mundo para pedalar

por: Hélio Dias

A Copenhagenize, empresa dinamarquesa especializada em planejamento e marketing em assuntos relacionados ao transporte em bicicletas, divulgou recentemente um ranking das melhores cidades do mundo para pedalar.

Amsterdã (Holanda) ficou com o primeiro posto, seguida por Copenhague (Dinamarca), aonde fica a sede da empresa, e Barcelona (Espanha). Tóquio (Japão), a cidade com a região metropolitana mais populosa do mundo, aparece surpreendentemente na 4ª posição. Fora do mundo desenvolvido, a mais bem colocada é Guadalajara (México), em 12º, atrás de várias cidades européias e da América do Norte. O Rio de Janeiro também surpreende aparecendo em 18º no ranking, à frente de Viena (Áustria) e Nova Iorque (EUA), as últimas cidades citadas. Veja a classificação e a pontuação de cada cidade:
Foram levados em conta 13 critérios no julgamento: amparo legal, aceitação da bicicleta como meio de transporte, facilidades (como estacionamentos, permissão para transportar as bikes em metrôs ou ônibus, etc.), infra-estrutura (sinalização, presença de ciclovias e/ou ciclofaixas, etc.), existência de programas de aluguel de bicicletas, presença de mulheres ciclistas no trânsito, porcentagem de pessoas que utilizam a bicicleta efetivamente no dia a dia, curva de aumento deste número desde 2006, sentimento de segurança no tráfego por parte dos ciclistas, ambiente político em torno ao tema da mobilidade urbana, aceitação por parte de motoristas e pedestres, planejamento urbano e velocidade média dos demais veículos nas vias aonde circulam as bicicletas.

No site oficial do ranking é possível conferir detalhes sobre cada cidade e conhecer seus pontos positivos e deficiências, com dicas para que possam se aperfeiçoar.

O Rio de Janeiro, por exemplo, destaca-se pela existência da longa ciclovia que percorre a orla e a grande presença de ciclistas circulando pela cidade.

Por outro lado, o alto limite de velocidade (70km/h) no perímetro urbano, o crescente aumento na quantidade de veículos automotores e a obsolescência do projeto cicloviário, já com quase 20 anos desde sua implementação, são os principais pontos negativos apontados pelo site.
Fonte: Bem Vindo Cicloturista

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cicloturismo - De Bariloche até a Terra do Fogo

Vídeo Clip da viagem de bicicleta de Bariloche até a Terra do Fogo realizada por Antonio Olinto e Rafaela Asprino.

Fonte: Antônio Olinto

Passeio de lançamento DVD Big Biker - 11 de dezembro em Taubaté

Fonte: Big Biker

BMX - André Jesus no Rio de Janeiro

Vou de bicicleta... elétrica

Teste com um dos modelos disponíveis no mercado, veja a avaliação. Editoria: RIO / Vou de Bicicleta Reportagem: Claudio Souza Imagens: Lauro Sobral Edição: André Vieira e Luiz Vieira

Programa "Tô Pedalando" é inaugurado em Toledo

A partir de agora, os moradores podem alugar bicicletas em vários pontos da cidade.

Moradores reclamam da falta de ciclovias em Campo Mourão e Maringá

As poucas ciclovias disponíveis sofrem com a falta de manutenção

Andar de bicicleta alivia o estresse e fortalece músculos e articulações

Além de ser vantajosa para o meio ambiente, a prática faz bem para a saúde. Especialistas dão dicas para pedalar de maneira segura e saudável.

Dicas para quem gosta de bicicleta e quer pedalar com saúde

O preparador físico José Rubens D’Elia e o ortopedista Ivan Rocha ensinam os internautas a pedalarem de maneira segura e saudável.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pedalada na Balada / RJ - 25/11/2011 encontro na Modern Bike

PEDALADA NA BALADA - 25 NOVEMBRO, Sexta às 20hs
Roteiro: Praia de Copacabana, Botafogo, Flamengo sempre pela ciclovia; na volta paramos na Urca, antes de voltar ao ponto de encontro. (23km) Nível: Leve

Venha pedalar com a companhia de um Condutor de Cicloturismo, apto e equipado com ferramentas de bicicleta e primeiros socorros, para auxiliar os ciclistas. E sabe o que é melhor? É GRÁTIS!!

Encontro na Modern Bike: Rua Barata Ribeiro, 339 Lj A, Copacabana - Telefone: (21) 2255-3131

Mais informações: Via Pedal

Campeonato Estadual de Pista / RJ - 26/11/2011 no Velódromo da Barra

Fonte e inscrição: FECIERJ

Confraternização Amigos da Bike/Acran - 04 de dezembro 2011

Fonte: Amigos da Bike RJ

Passeio Ciclístico Cenoura & Bronze EXTRA Santos - 27 de novembro 2011

Fonte: CAB

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CHURRASCARIA FOGO DE CHÃO IGNORA A SEGURANÇA DE PEDESTRES E CICLISTAS NA CICLOVIA DE BOTAFOGO

Inaugurada há cerca de seis meses, a Churrascaria Fogo de Chão – Botafogo, situada na primeira curva do acesso ao Aterro do Flamengo, negligencia pedestres e cliclistas ao não sinalizar o cruzamento da ciclovia oficial com a entrada/saída de veículos.

Procurado, o gerente da Churrascaria Fogo de Chão – Botafogo, identificado como Claudio, afirmou que a questão vem sendo “resolvida” há cinco meses junto á Prefeitura do Rio de Janeiro, o que não justifica a falta de iniciativa da Churrascaria em sinalizar esta entrada e saída com placas e redutores de velocidade, visando única e exclusivamente o conforto de seus clientes e ignorando o direito de ciclistas e pedestres à segurança ao utilizar a ciclovia com o mínimo de segurança.

Essa postura negligente e irresponsável coloca em risco os cidadãos que fazem uso da ciclovia, pois no referido local as condições de visibilidade são nulas, o que o torna local propício para atropelamentos e acidentes.
Visando preservar a integridade física de ciclistas, pedestres, atletas e motoristas nos cruzamentos com a Ciclovia, está sendo promovida uma ação que busca a concretização da sinalização no local, junto a órgãos responsáveis, imprensa, associações e ONGs


Texto: Imira Regazzini Fotos: Roberto Bianchi

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Downhill Urbano Desafio de Anita em Santa Catarina - 19 e 20 de novembro 2011

Fonte: Bike e Adventure

Fotos de Raniery Costa no 10º Encontro Nacional de Cicloturismo

Olá amigo ciclista,

É com muita alegria que escrevo esse email. Há anos sonho em participar do maior evento de cicloturismo no Brasil, o Encontro Nacional de Cicloturismo e após fazer parte do excepcional time da FECIERJ (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro) como Direto de Cicloturismo, me despertou a vontade de trazer o evento para o nosso estado. Assim como eu, vários outros ciclistas do Rio tinham a mesma vontade, e isso me motivou mais ainda.

Sonho realizado, e não poderia ter sido mais perfeito. A 10º edição do Encontro Nacional de Cicloturismo aconteceu nos dias 12 a 15 de novembro, na bela e tranqüila cidade de Santa Maria Madalena /RJ, com suas praças de jardins impecáveis e uma belíssima paisagem natural do Parque Estadual do Desengano e a Pedra Dubois. Região do 1º Circuito de Cicloturismo do Estado do Rio de Janeiro, a Volta do Desengano. Foi tudo muito especial, os passeios pelas estradas de terra nos levaram para perto dos animais da área rural, das flores e das bicas d’águas naturais. O destaque foi o passeio do terceiro dia que percorremos os principais atrativos turísticos da cidade, passamos pelo Mirante do Por do Sol, parada no Bar do Elias para um refrescante banho de rio, depois uma parada na divertida Cachoeira do Escorrega, passamos pela entrada do Parque Estadual do Desengano, a Árvore do Arco, Represa da Tudelândia e o Museu Dercy Gonçalves.

As palestras foram simplesmente inesquecíveis. Ver as experiências de outros cicloturistas levarem segurança a outras pessoas que desejam fazer sua viagem de bike foi muito importante... e ter vivenciado os debates acalorados, o bom humor dos palestrantes, o clima de descontração e os belos vídeos que comoveram a todos, foi fantástico. O destaque ficou por conta do encontro inédito dos ícones do cicloturismo, Antonio Olinto, Argus Caruso e Artur Simões que deram a volta ao mundo e trouxeram ao evento o verdadeiro espírito do cicloturismo. Suas histórias e conhecimentos enriqueceram o evento e nossas almas, o abraço comovente dos três aventureiros no final, debaixo de uma salva de palmas com o público de pé, emocionou a todos nós e fechou com chave de ouro o segundo dia do evento.

Só foi possível realizar esse sonho com a ajuda da Prefeitura de Santa Maria Madalena, Amazonas Bike e Cateye que juntos não mediram esforços para a realização do evento. Agradeço imensamente aos patrocinadores por auxiliar no crescimento do cicloturismo no Brasil e em especial seus respectivos representantes Rodrigo Lima, Cláudio Santos e Luís Fernando. Também desejo agradecer ao Governo do Estado do Rio de Janeiro junto com a FECIERJ e a Secretaria Estadual de Transportes por apoiar o evento através do Programa “Rio Estado da Bicicleta”.

Quero parabenizar ao Clube de Cicloturismo do Brasil, representado por Rodrigo Telles, Eliana Garcia e sua equipe que organizou impecavelmente o evento.

E em especial quero agradecer a você, cicloturista, e a todos que participaram e fizeram deste encontro um sucesso e recorde de participantes.

Ah, o mascote do evento, o cachorro que acompanhou o grupo durante todo o evento, representa bem a energia positiva e a solidariedade das pessoas presentes. Obrigado a todos e espero vê-los em breve.

No site da Via Pedal tem algumas fotos do evento pelo olhar do grande fotógrafo Raniery Costa. Para vê-las Clique Aqui.

Abraço e bom pedal.
Horácio Junior

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Percurso Por do Sol no 10º Encontro de Cicloturismo - 14/11/2011

II Circuito GMReis de Ciclismo, Etapa Final - 27 de novembro 2011

Fonte: DR Ciclismo

Mineiro dá volta ao mundo e chega a praça em BH às 11:11 de 11.11.11

Foto: Alex Araújo/G1
Danilo Perrotti Machado completou a volta em 3 anos, 3 meses e 3 dias. Ele pedalou mais de 50 mil quilômetros em 59 países. Fonte: Extremos

5ª etapa Circuitio Soul Cycles de MTB - 20 de novembro 2011

Fonte: Circuito Soul

Projeto Piloto - Rio de Janeiro e Niterói

Plano Diretor de Transportes não Motorizados da SETRANS “Rio Estado da Bicicleta”. Projeto Piloto do Rio de Janeiro

Projeto Piloto de Niterói

3º Passeio Cicloturistico Rota Márcia Prado - 10 de dezembro 2011

É com grande satisfação que o Instituto Ciclo BR anuncia o evento deste ano, dia 10 de dezembro de 2011, sábado, acontece o terceiro Passeio Cicloturistico pela Rota Márcia Prado. Em 2010 a rota teve como ponto inicial a Ciclovia da Marginal Pinheiro junto a estação Vila Olímpia da CPTM, passando pela APA ( Área de Proteção Ambiental) Bororé - Colônia, São Bernardo do Campo, Parque da Serra do Mar, Cubatão e Santos.
Fonte: Instituto Ciclo BR

Anel Cicloviário da Ilha - U-Biker

65º Passeio Amigos da Bike / RJ - 26/11/2011

Fonte: Amigos da Bike RJ

Pedalada da Paz - 18/12/2011

Fonte: Big Biker

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pedal Barra de Guaratiba saindo de Copacabana - 02 de novembro 2011

PROJETO CICLOVIAGEM TRAVESSIA DA ARGENTINA E URUGUAI

"Pedalando por dois países". Viajar de bicicleta é um sonho comum a muitos ciclistas.A sensação de liberdade, o vento tocando o rosto e o desafio aos limites do corpo é uma sensação de prazer único, só entendido pelos amantes do pedal. O projeto de Vanderlei José Torroni está em sua 7º etapa Pedalando de Punta Del Este até Rocha, Uruguai.

Fonte: BAS Crédito: Vanderlei Torroni

Bicicleta pode ser fabricada com garrafas pet

Revista Passear Novembro - De Lisboa a Badajoz em bicicleta

Paulo Guerra dos Santos, responsável pelo projeto Ecovias Portugal, mostra-nos um pouco do potencial da Ecovia Lisboa-Badajoz. O desafio está lançado, monte na sua bicicleta e durante 7 dias atravesse Portugal, de Oeste para Este, e descubra uma nova realidade nacional. Fonte e matéria: Revista Passear

Revista Passear Novembro - De Bicicleta à Descoberta dos Castelos de Portugal

"Nesta edição da revista Passear publicamos o primeiro trabalho do projeto “De Bicicleta à Descoberta dos Castelos de Portugal”. Pedalámos no Alentejo entre Monsaraz e Mourão e podemos observar duas realidades distintas." Fonte e matéria: Revista Passear